Um pouco da história do Padre José Geraldo da Fonseca

8 de novembro de 2018

Natural de Virginópolis, Padre José Geraldo nasceu em 17 de agosto de 1966, e era filho de Orestes Alves da Fonseca (in memorian) e Maria das Dores Evangelista. Tendo completado o Ensino Fundamental, ingressou no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário em Caratinga/MG pela Diocese de Governador Valadares/MG, onde permaneceu até concluir o segundo ano de Filosofia.
Um ano depois, ingressou como postulante na Ordem dos Clérigos Regulares de São Caetano (Teatinos) na cidade de Fartura/SP e após cumprir o ano canônico do noviciado em 02 de fevereiro de 1989, professou os votos e iniciou os estudos teológicos na Faculdade Integrada do Ipiranga em São Paulo (SP). Três anos depois, professou solenemente os votos em fevereiro de 1992, um mês depois foi ordenado diácono, e em 02 de dezembro do mesmo ano, foi ordenado sacerdote.
Dois anos depois da sua ordenação presbiteral, à convite do Superior Geral, Padre Gabriel Dárida CR, foi para Roma onde cursou seu Mestrado em Direito Canônico, e também laureou-se em Direito Canônico com especialização em jurisprudência, ambos pela Universidade Gregoriana de Roma.
Retornando ao Brasil, trabalhou em diversas paróquias como Pároco e Vigário Paroquial. Entre o ano 2000 a 2006 foi professor de Teologia Sistemática, Matrimônio, Unção dos Enfermos, Penitência, sacramentos da Iniciação Cristã, Direito Canônico e Liturgia pela Faculdade João Paulo II em Marília (SP). Lecionou Língua Latina e Italiana no Instituto filosófico São Tomaz de Aquino, em Ourinhos (SP) e também no Seminário Menor de São Pio X em Fartura (SP). Ainda na área acadêmica, na qual era muito comprometido, produziu vários artigos com temas de grande relevância. Ministrou vários cursos para administradores e servidores dos Tribunais Eclesiásticos.
Atualmente, encontrava-se fazendo uma experiência junto ao clero da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano/MG, exercendo as funções de Vigário Judicial, Notário da Cúria e Vigário Paroquial na cidade de Timóteo/MG. Acometido com um câncer, descoberto tardiamente, Padre José Geraldo da Fonseca, veio a falecer no dia 8 de novembro, no Hospital Metropolitano Unimed – Vale do Aço em Cel. Fabriciano, onde estava internado há alguns dias.
Elevemos nossas preces ao Senhor para que Ele conforte o coração de seus familiares e amigos e que conceda ao Pe. José Geraldo da Fonseca o descanso eterno e a recompensa pelo ministério que ele viveu em favor do seu povo.

FacebookTwitterWhatsApp