O Setor de Música Litúrgica e o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicaram na segunda-feira, 23 de fevereiro, o edital do “Concurso para a Letra e Música do Hino da Campanha da Fraternidade – 2027”. O tema da Campanha 2027 será “Fraternidade e o Cuidado das Crianças” e o lema “Quem recebe uma criança em meu nome, a mim recebe” (Mt 18,5).
O edital é destinado aos compositores de letra e música das comunidades católicas. Todos os que desejarem concorrer deverão se inscrever pelo site ou app da CiaTicket, até o dia 14 de março. Os inscritos deverão participar das formações prévias, on-line, específicas para este concurso, nos dias 16, 18 e 23 de março, a partir das 20h.
O coordenador do Setor de Música Litúrgica, padre Jair Oliveira Costa, reforça que o hino oficial da Campanha da Fraternidade é um recurso muito importante da Campanha, que mais chega aos fiéis seja na liturgia ou nas reuniões formativas e tem a capacidade de ficar na memória das pessoas. “O hino ajuda as comunidades no Brasil a celebrar a Campanha. Por isto, a gente faz este convite aos compositores para contribuírem com o hino da Campanha da Fraternidade 2027”, disse.
Informações sobre a CF 2027
Durante a formação, o secretário-executivo das campanhas, padre Jean Paul Hansen, e o assessor da Música Litúrgica, padre Jair Oliveira Costa, apresentarão informações sobre a Campanha da Fraternidade (CF) em geral, sobre a campanha do próximo ano e as diretrizes para composição da letra e da música do hino.
Um critério para propor composições de letra e de música é que os compositores participem dos momentos de formação. Os candidatos poderão participar do edital somente com a letra ou somente com a música ou de ambas. Compositores menores de idade poderão participar desde que apresentem uma carta de aprovação do responsável.
Apenas uma letra e uma melodia (não necessariamente do mesmo compositor) serão escolhidas pela Secretaria Executiva de Campanhas e o Setor Música da Comissão Episcopal para a Liturgia. O edital prevê que os direitos sobre a gravação e os arranjos do hino para divulgação nas redes sociais da CNBB, bem como os direitos de realizar os ajustes necessários na letra e na melodia serão reservados à Secretaria Executiva de Campanhas e ao Setor Música da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB.
Os compositores escolhidos serão contatados após cada etapa da seleção. As demais informações para o concurso, inclusive sobre a cessão de direitos autorais, serão fornecidas durante a formação.
Acesse o Edital na íntegra:
Edital – Hino da Campanha da Fraternidade
Inscreva-se na formação:
Concurso Hino 2027Edital – Hino da Campanha da Fraternidade
CNBB



Jesus Sem Teto é inaugurado em Aparecida e marca abertura ...
Setor Música Litúrgica oferece sugestões de cantos para a ...
Dom Teodoro Mendes é nomeado bispo da diocese de Santiago ...