De 25 a 27 de novembro aconteceu a 14ª reunião anual de Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais, na casa de formação do Convento São Francisco, em São Paulo, organizada pela Comissão Episcopal para o Laicato (CEPL) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Os participantes se encontraram motivados pelo tema: “Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais na Igreja Sinodal” e pelo lema: “Na verdade, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos!” (ICor 12,14).
O bispo de Uruguaiana (RS) e membro da Comissão para o Laicato da CNBB e referencial para os Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais, José Mário Scalon Angonese, fez a apresentação do tema, dentro do processo de sinodalidade vivenciado pela Igreja e animado pelo Papa Francisco.
Com base nas reflexões que estão sendo realizadas em preparação para o Sínodo Mundial, dom José Mário insistiu na importância do que chamou de “sentimento de pertença” ao Corpo Eclesial. “Todos, pelo Batismo, somos membros do Corpo que é a Igreja, e os Movimentos, Associações e Serviços devem cuidar da Unidade e Comunhão Eclesial”, afirmou.
Após debates sobre o tema, o assessor da CEPL, professor Laudelino Augusto, apresentou uma síntese da escuta realizada nas arquidioceses, dioceses e prelazias, em vista ao Sínodo. Houve, também, uma plenária sobre o assunto, com grande participação. No segundo dia, foram feitos os encaminhamos do “Agir”, com a coordenação de representantes do Movimento dos Focolares.
Durante encontro, foram realizadas ainda Celebrações da Eucaristia, momentos de Oração e Celebração do Envio. Na noite do sábado, uma alegre e festiva confraternização, manifestando o contentamento pela realização presencial após 2 anos.
CNBB