Missa da Unidade reúne fiéis e clero em todas as (Arqui)Dioceses do Regional Leste 2

30 de abril de 2025

Em comunhão com toda a Igreja, as (Arqui)Dioceses da CNBB Regional Leste 2 celebraram a tradicional Missa da Unidade, também conhecida como Missa do Crisma ou Missa dos Santos Óleos. Em cada Igreja particular, bispos diocesanos e arcebispos reuniram-se com seu clero, religiosos e fiéis para renovar as promessas sacerdotais, abençoar os Santos Óleos e manifestar a comunhão eclesial.

Na Diocese de Guanhães, Dom Otacilio Ferreira de Lacerda presidiu a Missa da Unidade na Catedral São Miguel, reunindo clero, seminaristas e fiéis. Na mesma data, a Diocese de Janaúba celebrou a Missa da Unidade na Catedral Diocesana, sob a presidência de Dom Roberto José da Silva. Também no dia 10 de abril, a Arquidiocese de Diamantina realizou a celebração na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Darci José Nicioli.

Ainda no dia 10 de abril, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida acolheu a celebração da Missa da Unidade. A Missa foi presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros, e concelebrada por Dom José Alberto Moura, arcebispo emérito, juntamente com cerca de 140 padres diocesanos e religiosos. Estiveram também presentes mais de 40 diáconos permanentes, seminaristas, religiosos e religiosas, além de numerosos fiéis leigos e leigas de diversas paróquias da Arquidiocese. Em Araçuaí (MG), também no dia 10 de abril, aconteceu a celebração da Missa da Unidade, que foi presidida por Dom Geraldo dos Reis Maia, na Catedral de São José.

No dia 11 de abril, a Diocese de Januária celebrou a Missa da Unidade na Catedral Nossa Senhora das Dores, presidida por Dom José Carlos de Souza Campos, arcebispo de Montes Claros.

Em 12 de abril, a Diocese de Luz celebrou a Missa da Unidade na Catedral Nossa Senhora da Luz, presidida por Dom José Aristeu Vieira. No mesmo dia, a Diocese de Paracatu reuniu o clero e os fiéis na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Unaí, sob a presidência de Dom Jorge Alves Bezerra, SSS, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Leonardo de Miranda Pereira. Ainda no dia 12, a Arquidiocese de Mariana realizou a celebração na Catedral da Sé, em Mariana, presidida por seu arcebispo, Dom Airton José dos Santos.

No dia 14 de abril, a Diocese de Governador Valadares se reuniu na Catedral Santo Antônio para a Missa da Unidade, celebrada por Dom Antônio Carlos Félix. No mesmo dia, a Diocese de Teófilo Otoni celebrou a Missa do Crisma na Catedral Imaculada Conceição, sob a presidência de Dom Messias dos Reis Silveira.

Já no dia 15 de abril, a Diocese de Ituiutaba reuniu seu clero na Catedral São José para a celebração presidida por Dom Frei Irineu Andreassa, OFM.

No dia 16 de abril, a Arquidiocese de Uberaba celebrou a Missa da Unidade na Catedral Metropolitana, presidida por Dom Paulo Mendes Peixoto.

O dia 17 de abril, Quinta-feira Santa, foi marcado por várias celebrações no Regional. A Diocese de Oliveira realizou a Missa da Unidade na Catedral Nossa Senhora de Oliveira, com a participação dos padres e missionários em missão nas comunidades, presidida por Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro. Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a celebração na Catedral Metropolitana foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira e contou com mais de 100 padres e diáconos. Em Guaxupé, Dom José Lanza Neto presidiu a Missa da Unidade na Catedral Nossa Senhora das Dores. Em Almenara, Dom José Hamilton de Castro presidiu a Missa do Crisma na Catedral São João Batista.

A Diocese da Campanha reuniu seu clero e fiéis na Catedral Santo Antônio, sob a presidência de Dom Pedro Cunha Cruz. Na Diocese de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo dos Santos presidiu a celebração na Catedral de São Sebastião. Em Sete Lagoas, Dom Francisco Cota de Oliveira presidiu a Missa do Crisma na Catedral Santo Antônio, concelebrada por Dom Aloísio Jorge Pena Vitral e pelo clero diocesano. A Diocese de Uberlândia celebrou a Missa da Unidade na Catedral Santa Teresinha do Menino Jesus, presidida por Dom Paulo Francisco Machado.

Na Diocese de Itabira e Coronel Fabriciano, Dom Marco Aurélio Gubiotti presidiu a celebração na Catedral Nossa Senhora do Rosário, com a presença de Dom Odilon Guimarães Moreira. Em São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento presidiu a Missa do Crisma na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Em Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco celebrou a Missa da Unidade com grande participação do clero e dos fiéis.

Na Arquidiocese de Pouso Alegre, a Missa da Unidade foi celebrada na Catedral Metropolitana por Dom José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R. Na Diocese de Divinópolis, Dom Geovane Luís da Silva presidiu a Missa do Crisma na Catedral do Divino Espírito Santo.

A Diocese de Patos de Minas celebrou a Missa da Unidade na Catedral Santo Antônio, presidida por Dom Frei Cláudio Nori Sturm, OFM Cap., e concelebrada por Monsenhor Antônio Carlos Paiva, bispo coadjutor eleito para Oliveira. Na Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a Missa da Unidade na Catedral Cristo Rei, destacando em sua homilia a importância da experiência de unidade como dom do Espírito Santo.

Unidade e renovação do compromisso missionário

A Missa da Unidade é um dos momentos mais fortes do ano litúrgico. Além da bênção dos Santos Óleos — o Óleo dos Catecúmenos, o Óleo dos Enfermos e o Santo Crisma —, acontece também a renovação das promessas sacerdotais, expressando a comunhão entre o bispo, seus presbíteros e todo o povo de Deus, especialmente na preparação para a celebração da Páscoa do Senhor.

Todas as informações e fotos foram enviadas pela Pastoral de Comunicação (PASCOM) das (Arqui)Dioceses

FacebookTwitterWhatsApp