Bênção da Pedra Fundamental da nova Matriz de São José de Acesita

4 de agosto de 2018

Com a graça do Pai, o povo de Deus da cidade de Timóteo/MG, terá uma nova Igreja Matriz, nesta quinta-feira (02), a pedra fundamental da nova Igreja foi abençoada numa cerimônia com rito próprio.

A celebração presidida pelo bispo da Diocese, Dom Marco Aurélio, procedeu-se com a liturgia da palavra, porém com atos muito significativos para o rito, já que a pedra fundamental marca onde será erguido o altar da Igreja. Na oportunidade, após a benção da pedra, os fiéis depositaram seus pedidos e intenções em um recipiente que foi colocado embaixo de onde futuramente irá ser construído o altar, visto que é o altar, como nos diz o Catecismo da Igreja Católica, o local: “do sacrifício e a mesa do Senhor, e isto tanto mais porque o altar cristão é o símbolo do próprio Cristo, presente no meio da assembleia de seus fiéis, ao mesmo tempo como vítima oferecida por nossa reconciliação e como alimento celeste que se dá a nós” (§ 1383).

Dentro da homília, Dom Marco Aurélio fez memória da antiga igrejinha de São José de Acesita, que acolheu e acolhe os fiéis por tantos anos e com louvor relembrou a fase árdua e difícil vivida, e na ocasião amorosamente nos lembrou: “Nenhum templo é capaz de conter a glória de Deus, nós é que precisamos, Ele vem ao encontro da nossa necessidade e se permite se tornar prisioneiro de amor nos sacrários das nossas igrejas, porque nós precisamos D’Ele, e nós precisamos de um local para glorificá-Lo, para manifestar a nossa fé, a nossa devoção, a nossa piedade eucarística, para nos encontrarmos como família, como povo santo, como filhos e filhas de Deus pelo batismo, e expressar o nosso desejo, a nossa fome da palavra de Deus e da Eucaristia em nossas celebrações litúrgicas”.

Em suas palavras, o bispo nos levou a refletir a relevância do templo, e que para tanto, também nós somos identificados como templos, edificados sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, somos a igreja viva. E que ambos, temos como Pedra angular o próprio Cristo Jesus, nela, toda construção bem ajustada cresce e se torna um templo santo do Senhor.

Ao final da cerimônia, Dom Marco Aurélio abençoou os trabalhadores, colaboradores e todos fiéis, e o Pároco Padre Pascifal agradeceu a presença do bispo e do clero presente, também as autoridades, os coordenadores de comunidade, pastorais e serviços, a imprensa e todos ali presentes. Desta forma, hoje, a Paróquia São José de Acesita, deu mais um passo importantíssimo para a construção da nova Igreja Matriz.

Nádia Duarte

FacebookTwitterWhatsApp

Veja também